sábado, novembro 03, 2012

Crónica FAS Imigrante 7 de Outubro de 2012

Esta saída teve como destino o Museu Soares dos Reis.
O encontro aconteceu, como de costume, à porta do Centro de S.Cirilo pelas 10h15 onde se juntaram os voluntários e os utentes que estavam em grande número, tanto externos como internos o que proporcionou desde logo uma viagem bastante animada. Também o facto da óptima manhã de sol que esteve, fez com que a viagem até ao Museu se tivesse passado de rápida e muito agradável. Durante o caminho fomos aproveitando para por a conversa em dia entre todos e conhecer uma ou outra cara nova que marcou presença nesta visita.
À entrada do Museu fomos recebidos por uma amável guia, que nos acompanhou ao longo de toda a visita e nos esclareceu sobre todas as dúvidas e curiosidades expressadas ao longo do percurso.
Começamos pela Exposição permanente do Museu em que pudemos fazer um percurso cronológico pela pintura e escultura portuguesa do século XIX e primeira metade do século XX.
De seguida subimos um piso e dirigimo-nos à ala de joalharia onde se expõem jóias pré-históricas e exemplares de joalharia de várias épocas, como adereços femininos, relógios e caixas de rapé. Uma sala bastante apreciada e comentada pelos utentes e também pelos voluntários, devido à enorme variedade de jóias observadas.
Ainda passámos pelo salão nobre do palácio, onde pudemos ver peças relacionadas com a presença portuguesa no Oriente e também pela sala de jantar em que está exposto um serviço de porcelana chinesa de encomenda (séc. XVIII) e alguns objectos de vidro e prata relacionados com o espaço ou com a época.
Ainda havia mais para ver mas o tempo urgia, e portanto tivemos que terminar a visita para conseguirmos estar em S.Cirilo antes do almoço.
Embora na parte final já fosse notado algum cansaço por parte de todos, de forma geral foi bastante apreciada tanto a visita como algumas peças em particular, observadas dentro do Museu.
Na hora de voltar, foi feito o percurso inverso, desta vez de forma mais apressada, devido à necessidade rápida de chegar ao Centro, mas ainda assim de modo sempre animado.
Mais uma vez tudo correu muito bem, tendo sido uma manhã extremamente bem passada.

Gonçalo

Sem comentários: