terça-feira, julho 31, 2012

Crónica FAS Imigrantes - 22.07.2012

Domingo à tarde, um dia muito bonito e com muito calor. Encontrámo-nos no lugar habitual, à porta de S Cirilo, para mais um dia de partilha e boa disposição.
Desta vez a atividade era o pic-nic que fazemos antes das férias. Contávamos com mais companheiros do que habitualmente, comparando com as atividades anteriores, temos sempre inscrições, mas à última da hora desiste sempre alguém Desta vez, as inscrições foram ultrapassadas por pessoas que apareceram sem se inscreverem.
Fiquei entusiasmada e ao mesmo tempo preocupada, será que as nossas contribuições para o lanche vão chegar para todos? Mas como sempre, ponho o assunto nas mãos de Deus e Ele saberá como nos ajudar a resolver.
Não acompanhei a caminhada até ao Jardim do Covelo, porque levei todas as coisas que reunimos até lá. Cheguei praticamente ao mesmo tempo que os primeiros que decidiram cortar caminho e andar a um passo mais ligeiro. Encontraram outros companheiros que nos aguardavam, e que eu ainda não conhecia.
Levamos tudo para um banco à sombrinha, esperamos que o grupo se voltasse a reunir. Poucas palavras trocadas entre mim e eles, é natural, já se conheciam mesmo bem, eu estava a acompanhá-los pela primeira vez, mas sempre muito simpáticos e cordiais nas conversas.
Grupo todo reunido, há que encontrar um lugar para nós. Como o domingo convidava, o jardim tinha muita gente.
O Manuel, como sempre, explicou-nos que a Quinta do Covelo foi doada à Câmara do Porto e ao Ministério da Saúde com o propósito de ali se construir um hospital para doentes com tuberculose. Mas o ministério da Saúde não usou este espaço, e a Câmara gere o jardim com o consentimento do Ministério da Saúde.
Escolhemos um poço desativado onde a cobertura nos serviu de mesa. Ainda era cedo, alguns foram conhecer a quinta enquanto outros ficaram a tomar conta. Eu fui explorar o lugar com o David, que já não nos acompanhava há algum tempo. As obrigações de finalista assim o obrigavam, mas os nossos companheiros já sentiam a sua falta.
De volta, o pequeno W. já estava numa mantinha a brincar, com a sua mãe. Para o ano que vem, não nos podemos esquecer de levar mantas para todos nos podermos sentar à vontade
O L. começava a trepar uma árvore e outros a jogar a bola. E o convívio começou a brotar naturalmente. O lanche foi partilhado e suficiente para todos nós. Acho que os nossos companheiros gostaram do que conseguimos arranjar.
Ainda houve tempo para um jogo de vólei e de muita conversa pelo meio. Como sempre fico a pensar que os nossos companheiros são mesmo um exemplo, boa disposição e alegria, apesar de tudo.
A tarde terminou, porque tinham que preparar o jantar em S. Cirilo.
O regresso, foi muito animado. Como sempre, alguns vão ficando pelo caminho, para regressarem a suas casas. A conversa sempre franca e participativa. Foi pena não conversar mais com todos. Chegamos depois da hora habitual a S Cirilo, cansados do jogo de vólei e da caminhada, à mistura com o calor.

Agora, quero agradecer a todos os voluntários que este ano acreditaram nesta vertente, apesar dos altos e baixos, o balanço é positivo. Espero que concordem. OBRIGADA.

Valentina

Sem comentários: