terça-feira, julho 10, 2012

Crónica dos Imigrantes 27 de Maio 2012

Em dia de aniversário da conquista da Taça dos Campeões Europeus pelo F.C.Porto em Viena  contra o Bayern München (27 de Maio), a visita da vertente de imigrantes foi precisamente no estádio do Dragão. Mas tal coincidência de datas foi um puro acaso.
A adesão de utentes do centro de S. Cirilo foi bastante elevada, motivada certamente pelo interesse pelo denominado "desporto rei" que é o futebol. E, como fomos descobrindo ao longo da visita, nem todos os participantes eram portistas (tal como acontece com alguns dos voluntários), mas isso não impediu o interesse pelo estádio.
A saída do centro de S. Cirilo foi por volta das 14:30 e desta vez a viagem não foi a pé, mas sim de metro, devido à grande distância que separavam a origem e o destino. O grupo FAS Rondas contribui para as viagens de metro dos utentes de S. Cirilo, tal como para os bilhetes de entrada para o estádio deles. A visita estava agendada para as 15:30 e com duração prevista de uma hora. Nenhum destes horários foi cumprido. A visita começou com quase uma hora de atraso e durante mais 45 min do que previsto, principalmente pelo facto de a visita ter cerca de uma centena de pessoas, ao contrário do máximo estipulado de 45 pax.
Durante a espera às portas do estádio existiu tempo para confraternizar, atualizar conversas passadas, troca de fraldas do nosso membro mais jovem (que, mais uma vez, portou-se lindamente) e, como é óbvio, falar de futebol. E depois de muita espera (as conversas começavam a cessar) a visita iniciou-se.
No interior do estádio começou por falar-se sobre a inauguração deste, sobre as "regras" de conduta para os adeptos em dia de jogo, passou-se pelo camarote presidencial, no qual estavam expostos dois troféus da época anterior, e explicaram as várias seções no interior (desde os restantes camarotes até às bancadas dos super dragões). Ainda se visitou a sala de imprensa, os balneários destinados às equipas visitantes e a sala de homenagem, na qual estava (excecionalmente) exposta a taça dos campeões europeus de 1987.
Durante esta visita ainda deu tempo para umas pequenas picardias entre utentes de clubes divergentes (nada de anormal no mundo futebolístico). Alguns tiveram que abandonar a visita mais cedo (não se esperava que fosse atrasar tanto) e, por volta das 18, iniciou-se o regresso (de metro) para o centro de S. Cirilo. O cansaço espalhava-se por todos de forma que a viagem foi calma e com uma comunicação bem mais reduzida do que na ida.
Apesar de a organização do lado do F.C.Porto não ter sido a melhor, predominam os pontos positivos: grande adesão do lado dos utentes, interação elevada entre utentes e voluntários e também entre utentes apenas. Esperemos que se mantenha assim!

Andreas

Sem comentários: